
Numa cleptocracia (governo de ladrões), em virtude da baixa estatura moral das elites dirigentes (feitas as devidas ressalvas), pode se chegar ao disparate de alguns ladrões escolherem (aprovarem) seus juízes.
Isso vai ocorrer no caso de Alexandre de Moraes (que foi indicado e saiu, diga-se de passagem, de dentro de um governo repleto de encrencados com a polícia e/ou com a Justiça).
Dos 81 senadores que (majoritariamente) aprovarão o nome de Alexandre de Moraes para ministro do STF, quarenta e quatro (44) deles são réus já condenados ou investigados ou processados ou delatados. Ou seja, estão encrencados com a polícia e/ou com a Justiça (ver Congresso em foco, 16/2/17).
É isso que se tornou intolerável para a cidadania brasileira, que tem que protestar contra esse estado abominável de coisas. A chapa do governo despudorado que quer “estancar a sangria” da Lava Jato está esquentando. Temer já caiu para (só) 10,3% de aprovação (CNT-MDA, fev/17).
Dia 26/3 está chegando. Vamos todos para as ruas, sem prejuízo de nos mantermos mobilizados nas redes sociais. O povo da Romênia foi para as ruas contra suas elites corruptas (no começo de fevereiro) e venceu. Foi revogada a lei que pretendia anistiar a corrupção.
O Brasil tem solução, mas para isso precisamos:
(1) melhorar a qualidade dos agentes públicos, mediante concursos limpos e exigentes (isso pressupõe implantar uma educação de qualidade para todos);
(2) banir da vida pública e empresarial corrupta (definitiva ou temporariamente) todos os barões ladrões que se especializaram em roubar o dinheiro público e explorar a sociedade brasileira por meio de um sistema de rapinagem (a LJ vai eliminar alguns; o restante dos corruptos temos que limpar pelo voto faxina);
(3) ter o cuidado de não cair nas tentações populistas de direita ou de esquerda, evitando-se ademais bandeiras que querem acabar com a democracia para implantar uma intervenção ditatorial que se mantém por meio da censura, dos assassinatos e da tortura.
Veja os senadores citados (Congresso em foco, 16/2/17):
Assista também ao vídeo: Senadores corruptos sabatinarão Alexandre de Moraes? Cunha não foi liberado. Jucá queria blindar políticos. Câmara queria legalizar dinheiro no exterior de parentes de políticos. Dia 26 de março nas ruas.
LUIZ FLÁVIO GOMES, jurista – Cidadania vigilante e combate à corrupção, novas lideranças éticas e direito criminal. Estou no luizflaviogomes.com