Acompanhe nas mídias sociais:


Acervo - Blog Luiz Flávio Gomes

Bolsonaro – se meu filho errou, tem que pagar – quero governar pelo exemplo.

Compartilhar:

Bolsonaro, eu e tantos outros colegas de Parlamento fomos eleitos para combater a velha política, a corrupção e a bandidagem de quem quer que seja, de esquerda, de centro, de direita ou extrema-direita, promovendo-se o império da lei contra todos (“erga omnes”), com observância da presunção de inocência e do Estado de Direito.

Bolsonaro sabe muito bem que não podemos ser moralistas sem moral. Sobre seu filho Flávio disse: “se meu filho errou, tem que pagar; quero governar pelo exemplo”.

A sede do “Escritório do Crime”, que comanda a organização criminosa dos milicianos de Rio das Pedras, instalou-se no gabinete de Flávio Bolsonaro, via Queiroz. Bolsonaro, o presidente, tem vídeo de apoio às milícias.

O fardo da moral e da ética é extremamente pesado, mas não há como não ser carregado. Ônus da carreira política de quem tem vergonha na cara. Quem não suporta o peso da ética e da moralidade exemplar, é melhor que não entre na política. E se já entrou, pede para sair e caia fora!

“A vida do presidente [do príncipe] é a lei e o exemplo dos povos; faz-se necessário que os seus exemplos positivos sirvam de guia para todas as demais pessoas” (Baltasar de Castiglione).

Se não for para Bolsonaro ser coerente com seu estilo moralista de fazer campanha (por causa disso é que conquistou a confiança de muita gente), o melhor é que renuncie logo, antes que sofra impeachment.

Qualquer fraquejada do presidente é tudo o que quer o clube dos ladrões das elites do poder. É dessa maneira que eles renovam seus pactos de saqueamento e pilhagem da nação brasileira.

Não podemos claudicar! Um deslize sério basta para mergulhar o político no mar de lama e na desconfiança. Mais: não basta falar, tem quer dar exemplos de moralidade e de aplicação da lei para todos. “Erga omnes”.

Do contrário Bolsonaro fará a mesma coisa que os outros presidentes. Será mais do mesmo ou farinha do mesmo saco, sem registrar seu nome na história da honra e da exemplaridade e dos bons resultados para a população.

Ele assumiu a presidência com a carga auto-imposta de ser um messias, em nome da “verdade”. Segundo São João (8:32), “só a verdade, uma vez conhecida, nos libertará”. Chegou a hora da verdade!

O presidente tem que recordar o seguinte: por causa dos pactos oligárquicos que as elites do poder fazem para saquear a nação, não quiseram investigar nem punir Sarney logo no princípio do seu mandato (1985) e aí a roubalheira explodiu (porque “é dando que se recebe”).

Não quiseram punir Collor logo nos primeiros sinais de bandidagem, depois foi preciso fazer o impeachment (1992), que é muito traumático. Não quiseram investigar a cumplicidade de FHC quando seu grupo “comprou” a emenda da reeleição (1997), a bandalheira na privatização do PSDB liderado por Aécio se generalizou.

O que era para ser privatizado acabou sendo estatizado porque as privatizações aconteceram com o dinheiro público. Precisamos de verdadeiras privatizações de algumas empresas públicas, mas não de mais estelionatos das elites do poder.

Não quiseram cassar Lula quando eclodiu o caso mensalão (2005), a Petrobras e toda credibilidade de várias empresas acabaram indo à falência: Lula, o PT e outros partidos, MDB, PP, assim como JBS, Odebrecht etc. aprofundaram a velha corrupção que acompanha o Brasil.

Não investigaram Dilma pela sua conivência na quebra da Petrobrás, veio novo e traumático impeachment (2016).

O TSE, quando presidido por Gilmar Mendes, não quis cassar a chapa Dilma-Temer (e isso foi feito por “excesso de provas”!) e o governo Temer do ponto de vista da moralidade deu no que deu. Ele encerrou seu mandato com várias denúncias criminais e incontáveis investigações pendentes.

Uma coisa é o que os políticos fazem (usando os meios coativos da lei e da sua autoridade) e outra bem distinta é o que eles são (ou deveriam ser, pelos seus exemplos para toda população).

Um dos aspectos positivos do aprendizado coletivo que o brasileiro vem experimentando com as redes sociais (também há muitos negativos) é o da intolerância coletiva com a corrupção, de que é exemplo a apropriação de dinheiro dos funcionários públicos.

Os políticos governam produzindo leis assim como produzindo bons costumes, bons exemplos. E se seus exemplos são ruins, negativos? Eles destroem a coesão do grupo assim como a legitimidade do mandato.

Diferentemente das demais pessoas, que não estão obrigadas a nada a não ser o que a lei prescreve, sendo-lhes lícito fazer tudo o que não está proibido pelas normas, dos políticos se exige que “observem, respeitem ou ao menos não contrariem o conjunto de valores e bens estimados pela sociedade a que dizem servir e que são fundamento do viver e do envelhecer juntos e em paz” (Javier Gomá, Ejemplaridad pública). O Brasil terá forças para superar mais uma tempestade?

 

Comentários

  1. Tatiana La Scala Lambauer disse:

    Mestre sou sua aluna, eleitora e seguidora. Gostaria que o Sr trabalhasse mais em cima dos desmandos sociais, ambientais e anti democráticos do ( des) governo Bolsonaro. Ser desonesto não é apenas roubar.

  2. Antonia da Silva Esteves disse:

    Realmente professor. Não só cobrar, tem que dar bons exemplos. O Bolsonaro foi eleito com o discurso de que iria acabar com a corrupção. Até o momento desde que assumiu a presidência começou a bandalheira iniciando por alguns do seus ministros que não vou citar o nome porque é do conhecimento da população e por fim esses escândalos com a familia e pessoas ligadas ao seu grupo de amigos. Então, se não é para cumprir o prometido que renuncie ou será impeachmentimado . O Brasil precisa de políticos honestos para prosseguir o crescimento do país. Essas divergências entre o presidente e vice-presidente não pode continuar. Um dar uma informação e o outro falar completamente o contrário doque foi falado. Presidente e vice-presidente tem que falar a mesma língua.

  3. José Bonifácio da Silva disse:

    Respondendo o questionamento do fecho ocorre-nos um dito popular que, como sempre, encerra verdades e muito perspicazes observações: a salvação do Brasil está em que à noite, enquanto os políticos dormem, ele consegue crescer… quem nos dera ver virada essa página negra da nossa história!

  4. Isete Maria Koliver disse:

    Ainda tenho uma pequena esperança no Brasil. Mas está difícil, com estes políticos!

  5. Davi disse:

    Concordo mas destaco que o mesmo deveria ser cobrado dos filhos de Lula e Dilma que ficaram milionários nos governos deles e NADA foi cobrado.

  6. neysa disse:

    LFG se há tal ligação dos Bolsonaro com o crime a ponto de ser afirmado que membros do CO estão instalados no gabinete de Flávio quando deputado, pergunto: como isso não veio a tona durante a campnha quando todos partidos de esquerda e outras legendas,PSDB inclusive passavam “pente fino”, na vida pública e privada dessas pessoas? Pai, filhos, esposa, ex esposa e muitos mais?! Há muita exploração perniciosa de fatos ainda duvidosos e pior com objetivo não de busca da verdade mas sim de quebrar o otimismo do eleitor, que parece ter de ser convencido por alguns de que errou na escolha com apenas 3 semanas do novo governo. Lamentavel! De minha parte sigo atenta porém NÃO me deixarei abater e creio que o parlamento eleito tem o dever de apoiar o Presidente nos projetos que irão tirar o Brasil desse caos em que a ideologia “vermelha” nos deixou. Tenho orgulho da minha escolha e se estiver enganada o tempo dirá porém é cedo para atirar pedra, muito cedo. Leviano, até!

  7. daianecarvalho dias hotiamilcom disse:

    SIMEu quero entrar no plano pcd você
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. daianecarvalho dias hotiamilcom disse:

    SIMEu quero entrar no plano pcd você
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKSIM DECÍMETRO já sei que você vinha Saraiva e o benefícioKKKKK

  9. Daiane carvalho Dias @ Hotimail com disse:

    OI IOA ´ AMIGOS FAMILLIHA

  10. Daiane carvalho Dias @ Hotimail com disse:

    OI IOA ´ AMIGOS FAMILLIHA
    OI TUDO BEM
    BOM VINDO
    bRUMADO

  11. daianecarvalho dias hotiamilcom disse:

    SIM
    AMEM
    dEUS JESUS JEOVA´ DUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esta organização se constitui inspirada na vida de Luiz Flávio Gomes, um homem notável, que além de grandes realizações profissionais, é reconhecido por sua ética e honestidade impecáveis. Leia mais...

CONTATOS

Telefone: (011) 3266-6862
Email: contato@institutoluizflaviogomes.com.br

Redes Sociais

©Copyright  |  Instituto Luiz Fávio Gomes 2021. Todos os direitos reservados