
Quantos dos seus amigos bolsonaristas ou lulo-petistas (reais ou nas redes) são fascistas? Você já parou para pensar nisso? Quantos dos “supremacistas brancos” seguidores de Trump nos EUA são fascistas?
Fascismo é uma ideologia (ou regime político) que leva uma nação à ditadura por meio da violência e do racismo (uma raça ou grupo se julga superior aos outros). Todo fascismo é centrado na figura de um líder carismático (chefe da nação).
O fascismo histórico, fundado em armas e sangue, nasceu em 1922 com Mussolini na Itália. Indivíduos ou milícias armados (“os camisas pretas”) praticavam todo tipo de tirania. Eram racistas, xenófobos, violentos e antiliberais.
Na Alemanha o fascismo se transformou no nazismo e no Holocausto de Hitler. Ambos regimes, eleitos pelo povo, duraram até 1945. Na atualidade, muitas vezes o fascismo é precedido de um governo populista (regime autoritário nascido dentro da democracia).
O governo populista (eleito pelo povo), sobretudo quando usa o método fascista (violência) como instrumento de preservação do poder político (violência física ou digital), conquistado nas urnas, desde que não contido pelas instituições (jurídicas e sociais), deságua numa ditadura.
As alas ultrarradicais da direita bolsonarista celebram a ditadura de 64, muitos dos seus torturadores assim como recordam os assassinatos das vítimas. Os setores reacionários da esquerda foram ao Foro de São Paulo na Venezuela (julho/19) e festejaram a ditadura de Maduro. Duas formas abomináveis de incentivar as ditaduras, as violências e as mortes. Brutal regressão civilizatória.
Celebrar ditaduras que matam seres humanos por razões ideológicas (porque as pessoas pensam de forma diferente) é fazer apologia ao método fascista (violento). Os governos populistas eleitos pelo povo democraticamente não são ditaduras, mas podem ser fascistas no método de imposição (ou manutenção) do poder.
É fascista o “supremacista branco” que, no Texas-EUA (dia 3/8/19), matou 20 pessoas em razão da sua xenofobia (80% da cidade é composta de “hispânicos”). Os EUA estão se transformando em cemitério de estrangeiros!
Hitler foi um fascista que por razões étnicas dizimou milhões de judeus. Maduro é um fascista que está matando várias pessoas por contrariarem sua ideologia (Fernando Albán e capitão Rafael Acosta, por exemplo).
É fascista a mulher que em 2/8/19, no Rio de Janeiro, numa academia de ginástica, agrediu fisicamente uma jovem de 18 anos por discordar das suas críticas ao governo atual.
São fascistas os ultrarradicais (de esquerda ou de direita) que praticam nas redes sociais algum tipo de violência digital (ameaças, agressão ou intimidação) contra as pessoas consideradas “inimigas” (porque não pertencem ao “povo verdadeiro”).
Os governos populistas radicais e seus discursos (excludentes, autoritários), embora não sejam uma ditadura do fascismo, estimulam o surgimento de muitos fascistas (porque difundem seus métodos violentos de preservação do poder político).
Agora que você já sabe distinguir o fascismo e os fascistas responda: quantos dos seus amigos (reais e nas redes) o são? Já parou para refletir sobre isso?
LUIZ FLÁVIO GOMES, professor, jurista e Deputado Federal.
Caro Professor: como seu eleitor, discípulo dos fundamentos jurídicos, em seus curso e lives, venho humildemente, não discordar, mas aceitar que como eleitor de Bolsonaro, não o vejo, como citado “facista”… Vejo-o como “um salvador da pátria”, diante do descalabro político que ora vivenciávanos, perante o governo esquerdopata, que aparelhou de “o sistema político” de uma forma, que só foi combatido, diante de uma revolta de emoções e sentimentos, que contrariando todas as formas de políticas anteriormente praticadas, e resultou em sistema novo, as mídias sociais, porque se assim não fosse, todos os fundamentos de direito e suas bases, agora terão um capítulo novo, que foi essa eleição, que chamou a atenção do mundo e seus líderes, pois essa inovação, jamais foi pensada e ou citada anteriormente… Acho que tais citações do texto citado, tem tanta ciência e contexto, mas reforma há que ser pensada, para uma tirania recém acabada, ser combatida com tanta força, também inovada, cujos sentimentos, comportamento e bases, vieram de uma revolução social jamais imaginada… Tratou-se de uma força e uma forma diferenciada de atuação, que irá se tornar forma e referência para uma sociedade moderna, que derrubou, pelo menos em parte, um sistema automatizado politicamente, pois todos os poderes estão literalmente sendo adequados à nova sistemática, necessário urgentemente ser combatido a ditadura do judiciário, que sem uma legislação coerente e imposta pela sociedade que sustenta a Nação, não trará efeitos positivos… As mudanças requerem tempo, principalmente para destituir uma autocracia imposta com mentiras e desmantelamento da sociedade organizada, que busca às duras penas e tempo, uma sociedade moderna, igualitária, justa e progressista… Forte abraço…
Mário Calestini,seu comentário falou tudo com competência,e respeito.Uma lição para quem de graça odeia Bolsonaro.Nosso presidente um homem invejável na humildade ,no cumprimento do compromisso de campanha,na honestidade,mas semmoapas na língua,e sem mentiras.Isso incomoda.Quando um eleitor se diz arrependido por ter votado no Bolsonaro,fique certo que é um aproveitador,que quebrou a cara porque queria levar vantagem.Bolsonaro vai ajeitar o Brasil.
Caro Professor, gostei do seu texto. Inteligente e sutil. Toma o fascimo não pelo enfoque historico mas comportamental.
Essa questão que o Sr. levanta tem me afligido, pois saí dos grupos de Watts app da familia pois não aguentei o nivel das postagens que não aceito por questão de princípio.
Mas de onde vem meus principips s3não da familia ? Confesso que ainda estou por entender.
Parabéns por assumir posição professor…De fato, é isso mesmo que esta acontecendo…é como disse ae quem comentou acima…Acredita-se que o Bolsonaro é o “SALVADOR DA PATRIA”, quando na verdade é só mais um falastrão….Vamos voltar a história do Brasil…em 1989, o salvador da Patria era o Collor, “caçador de marajas”, em 2002 foi o Lula, que ia “acabar com a fome no Brasil” e em 2018 e o tal do Bolsonaro que “vai mudar tudo isso ae”, mas não tem plano nenhum pro país…chega a doer…Em sintese…Brasil foi enganado 03 vezes e alguns não perceberam ainda, estão dormindo
COMO O MARIO CALESTINI, EU TAMBÉM VEJO O BOLSONARO COMO UM SALVADOR DA PÁTRIA E, NÃO O VEJO COMO CITADO ” facista” já o LUIS EDUARDO LAGE MACHADO (está no muro= perdido) já o outro cidadão que comparar o nosso ILUSTRÍSSIMO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO com bandidos do tipo: FERNANDO COLLOR (merda) MELO e LUIZ INÁCIO LULA ( polvo que não cresceu de ruim) DA SILVA! Já pensou esse cidadão: ALDRES PAULO DA SILVA comparar a sua pessoa professor: LUIZ FLÁVIO GOMES com outro professor de nome: FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ( FHC= faculdade de homens cultos) falava bonito e fez o que pelo nosso Brasil, simplesmente nada! Sabe porque? Ele tinha sabedoria e medo de enfrentar a CORRUPÇÕES, só isso! e os que enfrentaram estão mortos ou si mataram! O ADÉLIO BISPO erá fã do BOLSONARO e andava pra cima e pra baixo com a companhia da Presidência do Lula e sempre visto com a sua amiguinha GLEICE HOFFMANN! O BOLSONARO NÃO É FALASTRÃO E TAMBÉM NÃO VAI MUDAR TUDO ISSO, ELE JÁ MODOU MUITAS COISAS MESMO COM ATENTADO A FACA DO MALUCO, DOIDO DO FÃ QUE QUERIA DAR DE PRESENTE UMA FACA PARA O PRESIDENTE GUARDAR DE RECORDAÇÕES, NÓS O POVÃO BRASILEIRO SOMOS O BOLSONARO,UM HOMEM COM VERDADE DE GOVERNAR O BRASIL PARA TODOS E NÃO PARA ELE SOMENTE;COMO FEZ TANTOS OUTROS PRESIDENTES POR MEDO E GANÂNCIA! PARA O NOSSO PRESIDENTE, SOMENTE DEUS! AGORA PARA TERMINAR: VOCÊS É QUEM ESTÃO DORMINDO NO PONTO!!!