Ação comunidade Cohab adventista Capão - Instituto Luiz Flavio Gomes & Projeto Superação 30/05/20
Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, mantido com recursos do patrimônio deixado por Luiz Flávio Gomes, com a finalidade de ajudar a sociedade inspirando outras organizações a se engajarem em causas sociais e investindo em projetos.
Sua gestão é feita pela família e pessoas convidadas para compor o quadro diretivo, de voluntários, apoiadores e colaboradores.
O Instituto buscará apoiar, incentivar e investir em projetos em todo o território nacional, com ações direcionadas para a cidade São Paulo e São José do Rio Preto e Região, uma vez que essas regiões têm relação histórica com a vida e desenvolvimento pessoal e profissional de Luiz Flávio.
Como Instituto, não pretendemos realizar atividades fins (atendimentos, execução de projetos em comunidades etc.). O nosso posicionamento é de conectar, ser instrumento para inspiração, influenciar e investir na transformação social por meio da parceria com outros institutos, associações e fundações que atuam na linha de frente, atendendo, acompanhando e realizando um trabalho social direto.
1. Projeto de desenvolvimento local
A partir de uma região pré-determinada, priorizando aquelas que possuem uma história ligada a trajetória de Luiz Flávio e onde sua família está presente, a proposta é, honrando suas origens, realizar projetos que promovam o desenvolvimento destes territórios.
Aqui, consideramos principalmente o estímulo à iniciativa privada a ingressar na proposta já citada por Luiz Flávio algumas vezes de um capitalismo mais solidário.
Incluímos o incentivo às empresas, à sociedade civil e às pessoas a se engajarem com causas sociais e ao comprometimento com o crescimento e evolução do seu entorno.
O Instituto, nesta área, coloca-se como um agente inspirador, assim como foi Luiz Flávio, trazendo ideias, inovações, criatividade, experiências e novos projetos para estas regiões.
2. Apoio a projetos de inserção e permanência na universidade
Uma das marcas de Luiz Flávio foi popularizar e tornar acessível o ensino e a preparação para concursos na área jurídica. Dessa forma, entendemos como essencial possibilitar às pessoas, principalmente aos jovens, a oportunidade de construir sua carreira .
Tendo em vista as desigualdades combatidas por Luiz Flávio, como a defasagem da escola pública, a necessidade de um ensino de mais qualidade e integral, bem como as dificuldades em concorrer para universidades públicas, entendemos a necessidade de investir na qualificação destes jovens. Mesmo que durante ou após a conclusão do Ensino Médio.
Entre estas ações podem estar o apoio, investimento e auxílio de cursinhos pré-vestibulares e iniciativas semelhantes, voltadas a jovens de escolas públicas e das periferias, principalmente da Grande São Paulo, objetivando diminuir a assimetria e possibilitando a concorrência mais justa em vagas públicas de universidades.
Além disso, inclui-se aqui o apoio a permanência na universidade de jovens em situação de maior vulnerabilidade, seja em forma de aquisição de material didático, apoio a moradia ou transporte, condições de alimentação, bolsas de estudo, entre outros.
3. Apoio a projetos de prevenção e combate à violência contra a mulher
Resgatando o envolvimento de Luiz Flávio com as áreas do direito, da cidadania, da participação e dos valores disseminados por ele, os fundadores trazem a proposta de investir e se engajar em projetos voltados à garantia e a proteção de direitos, fazendo com que a legislação se cumpra. Neste sentido, a área prioritária, também apoiada por Luiz Flávio, será a da prevenção e combate à violência doméstica. Luiz Flávio foi, no triênio 2016/2018, membro consultor da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP, além de ter elaborado artigos e proferido palestras sobre a condição da mulher na sociedade, especialmente, acerca da violência de gênero.
Desta forma, o Instituto se propõe a apoiar projetos, iniciativas e campanhas que atuem no sentido de sensibilizar e prevenir a violência contra a mulher.
Entende-se também a necessidade de contribuir com projetos de proteção à mulher que esteja em uma situação de violência e seus dependentes, e iniciativas que se propõem a auxiliá-las a superar esta situação e retomar sua história de vida.
4. Prêmio Luiz Flávio Gomes de valorização do Educador Brasileiro
Tendo em vista o grande professor, educador, escritor e palestrante que foi Luiz Flávio e sua imensa dedicação em compartilhar conhecimento, auxiliar a sociedade a se desenvolver e se abrir para inovações que surge a ideia de criar o Prêmio Luiz Flávio Gomes de Educação.
A proposta do prêmio é estimular, fomentar e reconhecer os educadores brasileiros que, assim como Luiz Flávio, estão transformando e melhorando a educação no Brasil. Inclui-se aqui a educação formal, superior, comunitária.
A valorização destas iniciativas está marcada na estrutura do Instituto pelos seus fundadores, que nos próximos anos irão utilizar este prêmio para manter viva a memória desta característica de Luiz Flávio e estimular outras pessoas a trabalhar em prol da melhoria da educação.
5. Investimento em projetos de Geração de Emprego e Renda
Resgatando a história do Luiz Flávio, que iniciou sua vida profissional muito cedo e desde então foi criando e empreendendo para gerar suas receitas, ajudar sua família, construir sua história e deixar um grande legado, a proposta do Instituto é auxiliar jovens no início de suas carreiras.
De modo a investir em projetos que apoiem pessoas que possuam dificuldade em ingressar no mercado de trabalho por falta de qualificação, oportunidade ou visão, tendo sempre em vista o diagnóstico do que cada comunidade precisa, das necessidades do território e conseguir fazer com que o jovem consiga acessar o trabalho.
Com base nestas áreas, o Instituto pretende iniciar seus trabalhos, entendendo que em determinados momentos de sua história poderá haver um foco maior em uma ou outra dimensão, mas que, de maneira geral, esses temas têm relação com a história de Luiz Flávio Gomes e, por isso, nos faz acreditar que faz jus a sua trajetória, mantendo a identidade dos trabalhos realizados por ele.
[…] A única carta de alforria para quem está em camadas sociais mais baixas é a educação. O que define a nossa vida é o capital cultural, não é o capital econômico. Depois do meu pai, meus heróis são os professores. Com os ensinamentos da vida, com esperança de uma Brasil melhor, acredito que podemos fazer parte desse ciclo de mudanças. Vamos juntos por um país mais ético! Avante!! […]
Luiz Flávio Gomes