Em conferências curtas, professores, admiradores e ex-alunos tratarão de temas da atualidade em homenagem ao jurista, professor e político brasileiro falecido em abril do ano passado
Há um ano o Brasil perdeu Luiz Flávio Gomes, um importante jurista, professor e político que deixou como legado mais de 60 livros publicados, 323 propostas legislativas, movimentos sociais e iniciativas de combate à desigualdade e à corrupção no país. Para preservar sua memória, colegas, admiradores e alunos organizam a 1ª edição do evento “Avante, Avante!” — expressão repetida muitas vezes pelo homenageado. Será um seminário online, aberto e 100% gratuito que reunirá cerca de 30 palestrantes no dia 6 de maio, aniversário de Luiz Flávio Gomes.
À frente da organização do evento está a advogada e professora Licínia Rossi, parceira do professor Luiz Flávio durante seus anos de atuação. Ela explica que o objetivo do “Avante, Avante!” é democratizar conhecimento, um dos ideais mais trabalhados pelo homenageado durante sua vida. “Somos um grupo de admiradores, ex-colegas e alunos. A ideia surgiu, em meio à pandemia, através de um grupo que mantemos no WhatsApp, com participantes de todo o Brasil. Logo que começamos a organizar, em poucos minutos conseguimos reunir 30 palestrantes”, diz.
Cada um dos palestrantes ministrará uma vídeo-aula com duração de aproximados 15 minutos. Entre uma aula e outra, serão transmitidos também vídeos curtos do professor Luíz Flávio Gomes. “São falas deixadas por ele que tratam de lições de vida, sabedoria, com parábolas que contava, como a famosa história do Milho Bom. Pílulas de ensinamentos que nos engrandecem como pessoa”, acrescenta a organizadora.
Entre os assuntos abordados, estão temas de interesse para quem presta concurso público, advogado(a)s em exercício e outros agentes da área jurídica. Contudo, a organizadora destaca que o evento não é apenas para quem se interessa por Direito — principal objeto de estudo e produção de conhecimento de Luíz Flávio. “Além de ter conteúdo jurídico, teremos também falas pertinentes a todas as pessoas. Será um evento muito rico, os palestrantes vão trazer temas mantendo a atualidade de conteúdo, das inovações, que era algo que o professor sempre pregava”, explica.
A primeira edição marca o início do projeto. “Que seja o primeiro de vários eventos que estão por vir. Queremos manter vivo esse legado do professor, unindo quem o conheceu ou que está conhecendo agora, pois seu legado permanece entre nós”, completa Licínia Rossi.
O evento “Avante, Avante!” será transmitido no canal de Luiz Flávio Gomes do YouTube [https://www.youtube.com/ProfessorLFG], onde também é possível acessar outros conteúdos de temas diversos deixados pelo professor. Pessoas interessadas em assistir podem se inscrever gratuitamente no link http://bit.ly/avanteavante.
O professor Luiz Flávio Gomes (1957-2020) foi uma importante figura pública de atuação nacional, reconhecido por suas lutas em prol da educação, ética e justiça social. Em sua trajetória de vida, trabalhou como policial civil, delegado, promotor, magistrado, empreendedor, advogado e deputado federal. Entre amigos, admiradores e familiares, é lembrado pela empatia, bom-humor e gentileza com que tratava as pessoas.
“Ele era uma pessoa que distribuía esperança, indicava possibilidades e atuava em conjunto para galgar transformações”, compartilha a professora e advogada Alice Bianchini, companheira de Luiz Flávio e parceira de trabalho. Entre sua atuação no setor privado, destaca-se a profusão de cursos para jovens advogados em início de carreira e estudantes do Direito, para os quais publicou mais de 60 obras, estabelecendo-se como referência nacional em direito criminal.
Seu ‘grito de guerra’ era “Avante, avante!”. Defendia a ação e que tudo tinha que ser trabalhado a partir da ética. Por conta disso, fundou o movimento “Quero um Brasil ético” e mobilizou milhares de pessoas em suas redes sociais, nas cidades por onde passava dando palestras e em encontros realizados na Avenida Paulista. Como Deputado Federal por São Paulo (2019-2020), colocou sua experiência jurídica e profissional na construção de um novo projeto de país, defendendo a Constituição, a Ética e a Cidadania. Durante esse período, elaborou 323 propostas legislativas e relatou outras 15.
Luiz Flávio Gomes faleceu no dia 1º de abril de 2020 aos 62 anos, no hospital Sírio-Libanês, em decorrência de complicações de uma leucemia, diagnosticada em setembro de 2019. No ano de 2020, seus filhos Luis Filipe Vizotto Gomes e Paulo Otávio Vizotto Gomes e a sua companheira Alice Bianchini criaram o Instituto Luiz Flávio Gomes, com o objetivo de materializar a continuidade do seu projeto de sociedade, sonhos e realizações. Por meio do Instituto, o patrimônio do homenageado está sendo investido em projetos de transformação social por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil que atuam na linha de frente com pessoas, famílias e comunidades desfavorecidas.
André Marques, @andrefmarx
Giovani Magalhães, @giovanimagalhaes
Léo Castro, @leonardocastroprofessor
Licínia Rossi, @liciniarossi
Luiz Dellore, @luizdellore
Marco Felipe Torres Castello, @marcofelipetorresc
Douglas Oldegardo, @oldegardo
Otávio Calvet, @otaviocalvet
Pedro Lenza, @pedrolenza
Felipe Dalenogare, @prof.felipedalenogare
Flávio Milhomem, @prof.flaviomilhomem
Henrique da Rosa, @prof.henrique.daros
Mauro Sturmer, @prof.maurosturmer
Paulo Sousa, @prof.phms
Alessandro Sanchez, @profalessandrosanchez
Alexandre Salim, @profalexandresalim
Renato Borelli, @profborelli
Caio Bartine, @profcaiobartine
Alice Bianchini, @professoraalice
Ana Cristina Mendonça, @professoraanacristina
Cláudia Serpa, @professoraclaudiaserpa
Ezio Veiga, @professorezioveiga
Frederico Afonso, @professorfredericoafonso
Henrique Hoffmann, @profhenriquehoffmann
Nilton Carlos Coutinho, @profniltoncoutinho
Rodrigo da Cunha Lima Freire, @profrodrigodacunha
Rodrigo Pardal, @profrpardal
Ruth Araujo Viana, @rutharaujoviana
William Douglas, @williamdouglas
Maria Rosinete.
Outras postagens